quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sonho realizado






-----Clique nas fotos para ampliar

Quem acompanha o blog e a coluna Em Tempo já deve ter percebido que sou um admirador da beleza da Ellen. Pois bem: a mulher esteve em Limeira nesta terça-feira, dia 29 de setembro. E claro, que eu não poderia deixar de estar lá. Mas até que chegasse o momento de colocar a mão direita em volta da cinturinha mais famosa do Brasil, tive que passar por alguns percalços...

Um deles foi a correria para adiantar as matérias e deixar tudo pronto pra poder chegar na coletiva, marcada para às 18h30. Quem não conhece o cotidiano de uma redação de jornal, nem imagina a correria que é. No caso de o repórter ser responsável pelo setor de Polícia, a coisa fica pior ainda - lembrando que as delegacias fecham às 18h30.

Bom, eu havia planejado estar no local do evento pouco antes das 18h, pra me garantir. Mas às 18h35 ainda estava na rua, desafiando as leis da física, contrariando a ligação com o tempo e espaço. Dá pra acreditar que depois de toda a maratona, quando a coletiva restrita à Imprensa e convidados estava pra começar (19h30, uma hora atrasada) toca o Nextel. Eu sabia!

Era um dos investigadores da DDM, me avisando que haviam prendido um homem acusado de estuprar as duas enteadas, de 5 e 9 anos. Eu ouvia as palavras do policial ao mesmo tempo em que o ambiente era iluminado pela chegada da fenomenal Ellen Rocche. Ah, o cara já estava preso, mesmo, já tinha sido levado pra cadeia (demoraram a me avisar).

Resumindo, deu tempo fazer umas fotos com a musa e voltar pra redação, pra escrever o texto - ninguém estava propenso a receber anotar a matéria que rabisquei, por telefone. Retornei ao evento e consegui pegar o desfile do início. É isso aí. Sonho de fã marmanjo realizado. A minha esposa Tiara, muito compreensiva, fez essas fotos. Devo receber outras, feitas por amigos da imprensa. Logo posto aqui.

Taí algumas fotos do evento. Logo acrescentarei outras!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Coluna Em Tempo

EM TEMPO
29-09-2009
Edição 396


Voltou - Uma funcionária lotada na Guarda Municipal que havia sido retirada do 3º DP após 23 anos por conta da crise entre o Prefeito Sílvio Felix (PDT) e o então delegado seccional Sebastião Mayriques retorna hoje ao antigo local de trabalho, após 4 meses.

Crise - Para quem não lembra, a situação foi criada por conta da instauração de um inquérito policial, a mando de Mayriques, para apurar desvio de função por parte de GMs que descobriram um barracão cheio de caça-níqueis na zona rural e acionaram o Ministério Público.

Mudou - O procedimento, aberto no 3º DP por Renato Balestrero Barreto acabou sendo bloqueado pela Justiça. A coisa só não volta a ser como antes, porque Mayriques já não atua em Limeira e Barreto hoje é responsável pelo 4º DP (Parque Novo Mundo).

Apenas 3 - A servidora municipal que hoje retorna ao 3º DP foi uma das sete pessoas retiradas de repartições da Polícia Civil por Félix. Além dela, outras duas já haviam voltado ao batente no 1º DP na semana passada.

Ellen - Para muitos, como eu, fãs da beleza da modelo e atriz Ellen Rocche (foto abaixo), eis a oportunidade de ver a musa de perto. Hoje ela participa de desfile promovido pelo Shopping Pátio de Limeira, para mostrar coleção de roupas de suas lojas. Às 19h30, no Ítalo-Brasileiro


Perigo - Por falar em segurança, o dia de ontem foi movimentado, com a ação de criminosos em concessionária de veículos. Dois funcionários do local foram baleados e a Polícia Militar, sempre atuante, prendeu dois dos criminosos.

Confusão - Como a PM digitalizou e criptografou seu sinal de rádio, ninguém mais sabe o que ocorre de anormal, se não fora avisado. Até a Polícia Civil e Guarda Municipal tiveram que se informar, depois da correria de viaturas pela cidade.

A estudante de Psicologia Priscila Helena Jorge Rodrigues (foto abaixo) enviou para a coluna seu autorretrato.



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais Ellen...


Mais uma foto da Ellen Rocche (que, repito, terça-feira participará de desfile em Limeira), só pra atrair audiência pro blog. Clique na imagem para ampliar.
Assis Cavalcante

Ellen Rocche em Limeira


A modelo e atriz Ellen Rocche (foto, clique para ampliar) estará em Limeira na próxima terça-feira, 29, participando de um desfile promovido pelo Shopping Pátio Limeira para lançar a Coleção Primavera/Verão 2010 de suas lojas.

Além de Ellen, Carlos Casagrande e os apresentadores mirins Yudi e Priscila, participarão do evento, que ainda contará com um conceituado casting. Começa às 19h30, no Salão Social do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro.
Este ano, o desfile será realizado em um dos clubes mais conceituados da região, devido à dimensão do evento, que conta com a participação de 45 lojas e uma estrutura para 800 convidados.
***
Tudo bem que este repórter cobre a área de polícia. Mas não esqueçam que ele possui uma coluna semanal, onde beldades locais dão as caras. Além do mais, ele já foi jurado em dezenas de concursos. Isso bastou para convencer a chefia de que este jornalista poderia muito bem cobrir o desfile. Afinal, não poderia deixar passar a oportunidade de ver de perto (leia-se tirar foto com, tietar, babar, etcétera) a deusa Ellen Rocche. Já estou nervoso. Já estou pedindo a Deus pra não ocorrer nenhuma desgraça nesse horário na polícia. E que a "Lei de Murphy" não se faça presente.
Assis Cavalcante

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coluna Em Tempo

EM TEMPO
22-09-2009
Edição 395


Ringue - As imagens do confronto (confronto, sim!) entre GMs e PMs, semana passada na Cânara de Vereadores de Limeira chegaram aos quatro cantos do Brasil, através das principais redes de TV.

Democracia - Não saiu em defesa de uma parte ou outra. Mas é hora de ponderar e rever o rumo que isso tudo está tomando. Sou amigo dos GM, PMs e também admiro o pulso firme do prefeito, que defende seu ponto de vista.

Passado - Hoje em dia, nada se resolve à força.

Deserto - Num dos dias da semana passada, um conhecido me parou na rua, indignado. Estava morto de fome, às 18h10 e não achou nenhuma lanchonete aberta para comprar um salgado ou coisa parecida. "Onde estamos?", perguntou.

Deserto 2 - Lhe respondi que estávamos na terra da fartura. Onde restaurantes e lanchonetes só abrem no horário de "fartura" de gente. Passou das 15h, cai o número de pessoas na rua e todos fecham.

Especial - Semana passada, entre entrevistas e pesquisas para matérias da edição especial da Gazeta do dia 15, observei as boas perspectivas de comerciantes com relação ao fim da crise.

Marola? - Para muitos, o pior já passou. Para outros, a "marolinha" nem incomodou tanto. Enfim, uma crise que de modo geral fez apertar o cinto.

Mariany Pinheiro (foto), uma das mais belas presenças do Rodeio de Limeira

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Oh, dia... Oh, vida...


Hoje é um dia daqueles...
Minha coluna não está me ajudando nadinha.
Tomara que não seja nada grave.
Mas mesmo assim, haverá coluna em tempo, nesta terça-feira!
Nem que eu tenha que ditar o texto pra minha secretária particular.
Afinal, uma coluna (a vertebral) não pode interferir na outra (a do jornal).
As colunas sustentam o templo! As colunas, quando acertadas, tornam alguém milionário. As colunas (até a do Prestes) são muito importantes.
Assis Cavalcante

domingo, 20 de setembro de 2009

Quando a porta se fecha...


Sábado, enquanto esperava minha esposa terminar um projeto de decoração em uma loja do ramo da cidade, fiquei conversando com o gerente. Ele estava contente com o volume de negócios feitos, mas tinha ressalvas. Me dizia que os vendedores estavam contentes e poderia vender muito mais, mas tinha que respeitar o horário de fechar as portas às 14h, por imposição do sindicato local. "Mas você tem que fechar mesmo que os vendedores queiram permanecer trabalhando? Eles ganham por comissão sobre vendas e ninguém quer deixar de faturar...", questionei. Ele me disse que sim e acrescentou: "onde você acha que os clientes vão, ao deparar com as portas de nosso comércio fechado? Gastar em outra cidade!", respondeu. Fiquei pensando nisso. Acho que de fato, os sindicatos realizam um importante trabalho na defesa dos direitos das classes de trabalhadores que representam. Mas que poderiam ser menos inflexíveis. O gerente me disse que chegou a se dispor a pagar R$ 100 a mais para cada funcionário se o sindicato permitisse a dilatação do horário em determinados dias, onde a rede da loja promoções e divulga isso em campanhas publicitárias de rádio e TV. "Lojas de outras cidades permanecem abertas e vendem muito. Mas nós, de Limeira, não podemos, devido à imposição do sindicato", sustenta o gerente. Taí uma situação curiosa, algo a se ponderar. Que esteja aberta a discussão.
Assis Cavalcante

sábado, 19 de setembro de 2009

Tempo bom pra ficar em casa...


E é justamente isso que estou fazendo neste sábado, dia de minha folga semanal. Aproveito para colocar as coisas em dia, programar algumas pautas e também a nossa próxima coluna de terça-feira. Sugestões podem ser enviadas aqui, pelo blog.
Hoje também é dia de colocar a leitura de HQ em dia. E uma das minhas preferidas é do Groo, o Errante. O autor e o espanhol Sérgio Aragones, que radicou-se nos EUA, onde trabalhou na MAD e criou várias revistas - entre elas, a do Groo. O Bárbaro errante (porque erra muito) deixou de ser publicado no Brasil, mas os fãs preservaram muitas das revistas em scan, que estão disponível na Net pelos formatos pdf, cbr e cbz.
Assis Cavalcante

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ah, que calor, heim?




O calor chegou com tudo. Segundo o site Climatempo, a temperatura máxima para esta sexta-feira, 18 de setembro é de 30ºC (sábado e domingo, serão 29ºC e 24ºC, respectivamente). Estou aqui torcendo pra não haver necessidade de sair da redação. Ter que deixar o ar condicionado...
Meu cachorro Panda deve estar em casa, deitado com a barriga pra cima.
Lembrei dele e também em homenagem à colega Claudia Trento, que adora cachorro, vai aí a postagem da foto acima...

Assis Cavalcante

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Liberação da jogatina

A proposta ainda precisa passar pelo plenário da Câmara, pelo Senado e pelo presidente Lula, mas pelo visto caminha para a alegria geral de quem explora esse negócio. A CCJ da Câmara aprovou o funcionamento de bingos e a exploração de máquinas caça-níqueis, mostrando que o lobby dos mafiosos brasileiros é forte. Se as caça-níqueis já estavam presentes nos bares mesmo com a proibição, imagine como será após liberadas. Ah, a Receita Federal vai conseguir fiscalizar o esquema? Vamos ver o andar da carruagem. Quer dizer, vamos acompanhar a próxima rodada. Do jogo.

Assis Cavalcante

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sem terra, sem ordem e sem critérios

Quando era criança, via nos telejornais que tal número de pessoas pessoas sem terra tinham sido assentadas em área de latifúndio, desapropriadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) - órgão governamental responsável pelos assentamentos. Achava aquilo o máximo. Por que tanta terra parada, protegida pelas cercas por pessoas que nem precisavam delas, pensava. O tempo foi passado e o que seria maior movimento social que se tem notícia no Brasil tornou-se politizado. Passei a acompanhar outras notícias em que em alguns assentamentos, as terras era vendidas por pessoas que voltavam a fazer novas ocupações, em busca de mais terra. Claro, que nem todas agiam da mesma forma. Há locais, principalmente no Nordeste, em que comunidades de assentados prosperaram e se tornaram exemplos de produção agrícola. Mas em meio às notícias, palavras como grilagem de terras, invasões, saques a veículos de carga e até assassinatos passaram a ser comuns - sempre ligados ao Movimento dos Sem Terra, hoje Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Essa politização do MST, que me referi algumas linhas antes, passou a ser cada vez mais forte. Eles, em algum momento do passado, adotaram posições esquesdistas e quase se fundiam com o Partido dos Trabalhadores (PT). Algum tempo depois que o governo Lula teve início, ficou famosa a foto do presidente com aquele boné vermelho (vermelho, assim como o PT) na cabeça. Líderes do movimento, que com o passar do tempo foram se entranhando em órgãos do Governo (como o próprio Incra) ou que conseguiram se eleger para cargos em Brasília deram mais força e organização ao MST. Eis que, em meados de 1996, a TV Globo retrata o MST de forma romântica na novela "O Rei do Gado". Ao exaustivo som de "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho (Ê, ôô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz), mostrava a bela Patrícia Pilar como uma Sem-Terra e colocava a questão em pauta, mas de forma superficial. Para muitos, a novela foi a melhor coisa que poderia ter acontecido ao MST. O movimento passou a não esperar mais liberações para assentamentos e adotou outra postura - as invasões de áreas, como forma, segundo dizem, de "apressar" as coisas. Mais recentemente, o MST aparece em notícias de ataques a áreas produtivas, destruição de estufas de empresas que desenvolvem pesquisas para o campo. E por aí vai... A última coisa de que se fala do MST é que o que seria o maior movimento social já surgido no Brasil se transformou em um chupim de dinheiro público. Sem existir juridicamente (portanto, não podendo responder juridicamente por nada que faça), o MST também não pode receber verbas oficiais. Criou-se então as fontes de captação desses recursos em forma de ongs. É isso o que a revista Veja denunciou há duas semanas, o que pode desencadear uma CPI. Eles também estão em Limeira. "Forçaram" um assentamento e (pelo menos por enquanto) não vão mais ficar com o Horto Florestal. Estão em outra área próxima, mas em Limeira. Não quero, com esse artigo, mostrar-se "anti-MST", mas acho que ao longo de sua trajetória, o movimento perdeu sua essência, desvirtuou-se e já não é mais um movimento social. Infelizmente.
Assis Cavalcante

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Novo Canal

Olá, visitantes! É um prazer receber você nesse novo canal de comunicação - e com bem mais interatividade. A coluna EM TEMPO é semanal, mas aqui estaremos diariamente (ou a qualquer momento) com novidades e maior descontração. Você pode comentar os posts, sugerir e criticar, Fique à vontade.

Ah, você pode me seguir também pelo Twitter: www.twitter.com/assiscavalcante

Até daqui a pouco!

Assis Cavalcante

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Edmar Ferreira - I Will Survive

Com vocês... Edmar Ferreira!

YMCA com Village "Gazeta" People

Clique no link abaixo e você vai se divertir muito. Garanto que você nunca viu o Walfrido, Edmar Ferreira, Cláudio Bontorin e José Encinas tão animados...
Depois, volte seu browser para retornar a esta página.

http://emtempolimeira.blogspot.com/2009/04/ymca-com-turma-da-gazeta.html

Coluna Em tempo - 15-09-09 - Ed. 394

Olá, gente! a coluna desta semana (cujo conteudo segue abaixo) estreia o nosso blog. Ah, uma das novidades dessa versão "in web" é a inclusão de mais fotos da garota da semana. Neste espaço, vamos nos encontrar com um intervalo de tempo menor - ou seja, diariamente!

EM TEMPO
15-09-2009
Edição 394

Cidade - Limeira para hoje em feriado que homenageia o aniversário da cidade, um lugar querido me acolheu há mais de 23 anos. Parabéns, Limeira, parabéns limeirenses.

Textos - Esta edição da Gazeta traz reportagens especiais que enfocam a cidade sob vários aspectos entrelaçados à crise econômica. Droga - Um deles, relacionado á segurança e criminalidade, que coloca o tráfico e uso de drogas como um dos principais problemas sociais.

Caso - A confirmação do poder destruidor da droga o leitor encontra hoje, na página de segurança. Onde um jovem, obcecado por dinheiro pra comprar coca, invadiu residência vizinha e esfaqueou a moradora, que ainda dormia.

Precária - Já que a Prefeitura está fazendo os tais sarjetões nos cruzamentos do centro, poderia dar uma atenção especial à Rua João Guilherme, um dos principais escoadouros do trânsito do Centro para a Zona Sul da cidade.

Saem? - Passado o fim de semana, o MST tem ainda este feriado como tempo extra para a desocupação da área do Horto Florestal, conforme decisão da Justiça. Algo, que se ocorrer, deve ser comemorado pelos limeirenses.

Em tempo - Quando esta coluna já tinha sua edição impressa editada, surgia informações de que o pesoa do MST já deixava alguns barracos montados no Horto Florestal.

Burguesia - Há duas semanas, o MST foi capa da revista Veja, que enfocou sua capacidade de sugar muito dinheiro público. O MST, por sua vez, chamou a reportagem de "ofensiva da imprensa burguesa".

Blogs - No site da Gazeta, o leitor encontra a partir de hoje links para blogs dos colunistas, um espaço informal com novidades diárias. Confira!

No dia do aniversário da cidade, esta coluna destaca a beleza da Miss Limeira 2009: Rosemeire Bazilius. Veja as fotos da beldade:



Assis Cavalcante