quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Em Tempo - 27-10-2009 - Ed. 399

A limeirense Aline Vinco (clique na foto para ampliar), 23 anos, é semifinalista do concurso "Menina Fantástica" por SP

Vivemos uma semana como expectadores da violência cada vez mais crescente no Rio de Janeiro, a cidades que atrai mais ainda os olhos do planeta, devido à realização da Copa do Mundo de 2012 e Olimpíadas de 2016. Mas esquecemos o universo que nos cerca.

Longe dos problemas cariocas, o limeirense também não vive em um paraíso. Convive com a criminalidade e violência, como todo ser humano, mas começa a se assustar com a gratuidade e proporção disso tudo. Basta passar a vista nas páginas policiais.

Apesar da ação da polícia, o tráfico avança e envolve pessoas de todas as classes sociais. Nunca se prendeu tanta gente por tráfico quanto nos últimos três anos. 278 pessoas foram para cadeia em 2006 e 375 em 2007 - este repórter aguarda até hoje números referentes a 2008, da Dise local.

Até mesmo dentro de sua residência, onde o cidadão comum poderia se sentir mais seguro, está sujeito a assalto. Criminosos surpreendem quem está dentro de casa ou mesmo quem entra ou sai de casa. Leva os bens e deixa o trauma.

Ao sair de uma agência bancária, o usuário não sabe de será vítima de mais uma saidinha, que se repete todas as semanas, em situação alarmante. Se for sacar dinheiro de caixa eletrônico, pode estar operando uma máquina falsa e perder a senha em um "chupa-cabras".

Furtos de veículos foram as mais significativas ocorrências registradas no fim de semana. Quem teve seu carro levado por ladrões sabe do que estou falando. Embora tenha caído 76% nos últimos cinco anos, os homicídios já somam 11 casos - dois dos quais, em situações de latrocínios.

A frase "tá ruim, mas tá bom", de uma música sertaneja poderia ser adotada por otimistas. Cabe ao leitor fazer sua própria avaliação. Mas nunca deve-se esquecer de fazer cobrança por melhorias, inclusive na segurança.

Acompanhe-me no twitter: www.twitter.com/assiscavalcante

Assis Cavalcante

Nenhum comentário: